sexta-feira, 21 de maio de 2010

Termos de Posição e Direção


Há três planos imaginários principais que atravessam o corpo. São eles: plano mediano, planos frontais e planos transversos, ou horizontais.

O Plano mediano é um plano vertical, que corta o corpo longitudinalmente em duas metades, direita e esquerda, da cabeça aos pés. Ele passa aproximadamente pela sutura sagital do crânio e, por isso, qualquer plano que passe paralelo a ele é chamado plano sagital. O termo sagital mediano pode também ser usado para denominar o plano mediano, assim como paramediano pode ser usado para indicar planos próximos e paralelos a ele.

Planos frontais também são planos verticais que passam da cabeça aos pés, mas estes se encontram em ângulo de 90° com o plano mediano. Um dos planos frontais passa pela sutura coronal do crânio e, por isso, estes planos também são chamados coronais e dividem o corpo em partes anterior (frontal) ou posterior (dorsal).

Planos transversos, ou horizontais, cortam transversalmente o corpo em ângulos retos com os planos sagital e frontal, dividindo-o em parte superior e inferior.




10 comentários:

  1. Excelente.Deu prá entender muito...obrigada

    ResponderExcluir
  2. o plano sagital é paralelo à sutura sagital do crânio ?

    ResponderExcluir
  3. O plano sagital pode passar tanto na sutura sagital do crânio, quando será chamado de plano sagital mediano, ou paralelo à sutura sagital, sendo chamado de sagital ou sagital paramediano.

    ResponderExcluir
  4. eu estou uito emteresada no corpo umano

    ResponderExcluir
  5. Qual e o plano que e localizado proximo ou na superficie do corpo

    ResponderExcluir
  6. Para se indicar se alguma estrutura é mais ou menos próxima da da superfície externa do corpo utiliza-se os termos Superficial e Profundo. Normalmente, quando se quer referir dessa forma cita-se uma estrutura como referência e utiliza-se do termo superficial, ou profundo, para indicar se o local que se está indicando é mais "externo" ou "interno" no corpo da pessoa. Outros termos possíveis de se utilizar são anterior, ou posterior, com relação à posição anatômica, baseando-se no plano coronal (frontal), ou tomando como referência uma estrutura. Assim, por exemplo, você pode dizer que o coração fica localizado posteriormente ao esterno, ou que o esterno se localiza anteriormente ao coração. Ou ainda pode dizer que superficialmente ao músculo temporal corre a artéria temporal superficial.

    ResponderExcluir
  7. o plano medial , e definido apartir da sagita que fica localizado no cranio,a partir dela se divide o corpo humano em metades; direita e esquerda !

    ResponderExcluir
  8. Posição e direção ? Na ilustração estão traçados os planos de secção !

    ResponderExcluir